Liga BFA contará com mais de 80 times em 2019
Foto:

Liga BFA contará com mais de 80 times em 2019

Liga BFA contará com mais de 80 times em 2019

Galo FA defende o título e equipes do Norte entram para a Liga

Por Evandro Costa

 

A 3ª edição da Liga BFA terá, em 2019, mais de 80 times espalhados em 22 estados e 51 cidades. Serão aproximadamente 5 mil atletas e mais de 200 jogos no total. Em 2018, foram 30 equipes e 111 partidas. Esse ano, a competição terá uma final inédita, pois os critérios de cruzamento nos playoffs nacionais definem que as semifinais serão entre: Nordeste x Sudeste e Sul x Centro Oeste. Com isso, fica impossível, por exemplo, a repetição da final de 2018, entre Galo FA x João Pessoa Espectros.

 

O Campeonato começará no dia 29 de junho e a decisão será no final de semana de 14 e 15 de dezembro. Cada vez mais aumenta o número de times que defendem as cores de clubes tradicionais no futebol brasileiro. Vasco, Flamengo, Corinthians, Portuguesa, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Paysandu e Remo são alguns exemplos.

 

No sudeste, o atual Campeão Galo FA vem para defender o título. Mas antes, terá que passar pelos adversários regionais. O Vasco Almirantes está mais forte, depois da união entre Patriotas e Reptiles. A Portuguesa, mesmo depois de dois anos fora dos playoffs, é sempre um adversário complicado. O América Locomotiva cresce a cada ano. Já o Challengers volta à Elite após algumas temporadas no acesso.

 

O Coritiba Crocodiles e o T-Rex, no sul, são os Campeões de Conferência das duas primeiras edições. O Paraná HP vem se reforçando e busca encostar nos favoritos.

 

No Centro Oeste, Tubarões e Hornets fizeram uma final de Conferência muito disputada no ano passado. O Rondonópolis Hawks chega à Elite e vai tentar mostrar do que é capaz.

 

Os nordestinos estão em grande rivalidade. O Espectros tem hegemonia na região, mas Caçadores e Mariners buscam o posto de campeão do Nordeste e contam com a companhia do Bulls como principais adversários nessa briga.

 

Na região norte, as equipes passam a fazer parte da Liga BFA. A temporada de 2019 será um divisor de águas nesta conferência, definindo quais times passam para a Elite e quais vão para o Acesso em 2020. O Vingadores vem como favorito depois de grande campanha em 2018.

 

Na Liga BFA - Acesso teremos ótimas disputas em todas as regiões.

 

No Sul teremos sete equipes do RS na disputa, mostrando o crescimento do futebol americano no estado.

 

A Conferência Sudeste contará com 16 times no total e jogos muito disputados. Esta é a única conferência que conta com jogos de quartas de final nos playoffs.

 

No Centro Oeste teremos quatro equipes jogando entre si para ver quem chegará à elite em 2020.

 

No Nordeste serão 12 times em três grupos disputando, jogo a jogo, uma vaga nos playoffs. As defesas terão que buscar a perfeição para ajudar as suas equipes a garantir a vaga.

 

Esperamos uma grande temporada, com muita emoção do início ao fim. Contamos com vocês para fazermos o maior campeonato de Futebol Americano que o Brasil já viu!